Pular para o conteúdo principal

Uber, táxi e a legislação de trânsito...






   Tenho acompanhado diversas discussões a respeito da legalização ou não do serviço de transporte individual de pessoas em automóveis licenciados como particulares e disponibilizados aos utentes através do aplicativo UBER.
                                                                                                                                               
   Em alguns municípios este serviço até mesmo já “foi aprovado” por seus vereadores, porém estes membros representativos municipais não atentaram para o que diz a legislação de trânsito brasileira a respeito das concessões dos serviços destes transportes remunerados, portanto o serviço continua sendo prestado na clandestinidade e permanecerá assim, até que se amolde de fato ao que prevê o Código de Trânsito ou este se adapte a nova modalidade.

   A lei 9.503, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro augura claramente em seu artigo 135, que sejam os veículos devidamente licenciados e registrados com placas comerciais na cor vermelha, sempre que autorizados pelo poder público concedente, para que possam assim, dentro da lei, prestar os serviços de transportes remunerados.

   Já o artigo 329, do mesmo Código de Trânsito em vigor, obriga aos motoristas destes veículos de transportes de pessoas, a apresentarem previamente certidões de negativa de registro de distribuição criminal relativas aos crimes de homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores, renováveis a cada cinco anos, junto ao órgão responsável pela concessão do serviço, o que dá maior confiabilidade e segurança aos usufrutuários dos serviços de táxi autorizados.
                                                                                                                                         
   A não observância destes artigos, além de causar insegurança aos usuários do serviço, quanto às condições de um modo geral dos motoristas cadastrados no aplicativo Uber, autoriza os agentes de trânsito a autuar os condutores que forem flagrados efetuando o transporte remunerado durante as fiscalizações de trânsito, amparados sempre no que afiança o CTB em seu artigo 231 inciso VIII do capítulo XV das Infrações, que descreve:
   - Transitar com veículo efetuando transporte remunerado de pessoas, quando não for licenciado para esse fim.
- Penalidade: Multa
- Infração: Média
Medida administrativa: Retenção do veículo.

   E é justamente neste ponto que silenciam as autoridades responsáveis pela legislação de trânsito, que até agora preferiram permanecer acomodados e a meu ver, negligenciando em suas funções, pois não vejo nenhum aceno no sentido de modificar ou adaptar as redações dos artigos constantes em nossa legislação de trânsito, visando ajustar-se a nova forma de prestação de serviço à comunidade nestes novos tempos.

   Acredito e aprovo qualquer novidade que venha para melhorar nossa convivência, desde que não agrida ou concorra de forma desigual com as modalidades existentes. E defendo, neste particular, que a concorrência no serviço de transporte individual, seja a mais democrática possível e transparente, onde os direitos e os deveres sejam singulares e ao mesmo tempo análogas, tanto para os motoristas do aplicativo Uber, quanto para os motoristas de Táxi.


   Portanto, se os taxistas seguem cumprindo as formalidades exigidas pelos municípios para continuar prestando serviços à comunidade, o mesmo deverá acontecer aos motoristas de veículos que utilizam aplicativo Uber para prestar um serviço semelhante a esta mesma comunidade.

Walter Luiz Ferreira – Escritor e Técnico em Segurança Pública

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COME E DEPOIS VIRA O COCHO...

     Quem nunca ouviu ou leu a citação, come e depois vira o cocho?    Acredito que a grande maioria já ouviu e sabe que este aforismo surgiu pelo fato de que o porco normalmente faz isso, logo depois que come. Mas creio que muitos não se deram conta, de que o porco age desta forma por puro instinto, na busca de mais alimento e não com a intenção de simplesmente desfazer do artefato que lhe foi útil. Diferentemente do suíno, alguns seres humanos descartam seus resquícios de modo nada sociável e nas mais variadas situações e ambientes em que vivem, servindo a estes então a colocação dispensada até então aos “porcos”.    E em nossa Cidade não precisamos ir muito longe para ver situações que nos remetem ao dito popular, atribuindo este comportamento principalmente aos nossos jovens que fumam, comem e bebem em vias públicas e mesmo estando diante de lixeiras, preferem colocar seus detritos nas calçadas e nas vias públicas. Por vezes, até mesmo ali fazem suas necessidades fisio

A dívida da prostituta

2 de novembro às 20:12 A DÍVIDA DA PROSTITUTA. Em uma pequena cidade turística, caiu uma chuva torrencial por vários dias, deixando a cidade praticamente deserta. Há tempo que a crise  vinha assolando este lugar ... Todos tinham dívidas e viviam à base de créditos. Por sorte, chegou um milionário com muito dinheiro, entrou no pequeno hotel e pediu um quarto, colocando no balcão R$ 1.000,00. - A recepcionista foi mostrar os quartos para o homem escolher, enquanto o dono do hotel pegou o dinheiro e saiu correndo para pagar a sua divida com o açougueiro. - O açougueiro pegou o dinheiro e correu para pagar sua dívida com o criador dos animais. - O criador pegou o dinheiro e correu para pagar o Moinho, que fornecia alimento para os animais. - O dono do moinho pegou o dinheiro e correu para pagar sua dívida com a Prostituta. - A prostituta correu para pagar o dono do hotel, que ela utilizava para levar seus acompanhantes. Neste momento, o milionário voltou c

IPE saúde, uma vergonha

  O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS do atual governador, Sr. Eduardo Leite é uma vergonha. Não encontro, por mais que eu queira encontrar outro adjetivo para avaliar o que se tornou um Instituto que deveria cuidar da saúde de quem atende ao público do nosso Rio Grande do Sul. A péssima ideia desta administração vai levar a falência o IPE e já está levando muitos servidores a loucura (literalmente… suicídios inclusive, o que não é de hoje) por ter que retirar familiares do plano e remetê-los ao já igualmente sucateado SUS ou não poder comprar seu sustento e seus remédios do dia a dia, justamente por não suportar mais os descontos lançados em seus contracheques e sem uma reposição salarial. Vejam que neste “Projeto demoníaco”, paga mais quem ganha menos e paga menos quem ganha mais e que alcança os servidores mais perseguidos do atual governo, dentre eles, os professores, policiais militares, civis e penitenciários, que “imaginem, não tiveram nem mesmo a r