Pular para o conteúdo principal

A fábula do sapo

   Segundo consta do repertório popular, um cientista, querendo comprovar que incômodos quando gradativos provocam uma natural acomodação e não uma reação brusca para se livrar de uma situação incomoda, decidiu realizar um experimento utilizando para isso dois sapos, uma panela, um pouco de água e um fogão.

   O cientista colocou a panela com água no fogão e colocou o primeiro sapo dentro dela. Passados algum tempo a água começou a esquentar gradualmente e o sapo acostumou-se com ela e só quando estava insuportavelmente quente, esboçou tardiamente uma tentativa de deixar a panela e morreu. Em seguida, o cientista jogou dentro da mesma panela que já estava com a água quente, o segundo sapo, que reagiu em frações de segundos e pulou da panela com apenas algumas queimaduras, mas sobreviveu.

   Agora vamos a nossa realidade. Observem que esta fábula condiz exatamente com a situação brasileira que estamos vivendo e digo os porquês:
  Primeiro vieram os discursos populistas do senhor Lula e seus “companheiros” que, apesar de arcaicos, continuam surtindo efeitos mirabolantes entre os menos esclarecidos e engordados ainda de tal maneira pelas bolsas famílias do “fome zero”, aliás, que ele mesmo tanto criticava e era contra quando candidato.
   Pois bem, quando muitos estavam eufóricos e esperançosos com o novo governo, a máscara começou a cair, mostrando a que vieram os mesmos de sempre.

   Houve então o mensalão para tentar aniquilar a oposição, seguido de vários escândalos de corrupções com o dinheiro público e as CPIs que acabaram em pizzas ou foram atenuadas pelo Pinóquio (que nunca sabe de nada). Também veio o desarmamento das pessoas ordeiras enquanto os criminosos continuaram cada vez mais bem armados e violentos. Além disso, estabeleceram o abrandamento das punições aos consumidores de tóxicos e instituíram a proibição do uso das algemas em presos, incentivando ainda mais a prática de crimes por todo o País.

   Espere! Você acha que acabou? Mas eu lembro a vocês que ainda tem mais e vamos adiante, citando a guerra ao fumo através da assinatura da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e a proibição do cigarro em vários ambientes, que tanto tem prejudicado principalmente os estados do sul (para reduzir os ganhos das famílias e assim ficarem dependentes do governo). Do mesmo modo criaram o sistema de cotas nas faculdades e as demarcações de terras indígenas, tentando separar brasileiros pela cor da pele. Surgiu da mesma forma a lei seca do álcool para motoristas, com a desculpa da segurança no trânsito, mas que em minha ótica, visava prioritariamente "impedir" as confraternizações entre amigos e parentes e deixar a todos nós confinados e alheios em nossas casas. No mesmo sentido, logo após os governos militares, os presidentes Collor e Itamar Franco fizeram de tudo até conseguir retirar dos currículos escolares, matérias como "OSPB", Organização Social e Política do Brasil e o "EMC", Educação Moral e Cívica e depois de um certo tempo adotaram a Sociologia e a Filosofia (a deles, é claro) no ensino médio. E sabemos muito bem porque...

   Vejam que tudo isso vem sendo introduzido lentamente pelos governos populares em nossas vidas para não provocar desconforto e possíveis reações. E a tendência, se nada for feito a tempo de frear esta disposição, fatalmente é de que sejamos todos fritos, ou melhor, cozidos como na fábula do sapo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COME E DEPOIS VIRA O COCHO...

     Quem nunca ouviu ou leu a citação, come e depois vira o cocho?    Acredito que a grande maioria já ouviu e sabe que este aforismo surgiu pelo fato de que o porco normalmente faz isso, logo depois que come. Mas creio que muitos não se deram conta, de que o porco age desta forma por puro instinto, na busca de mais alimento e não com a intenção de simplesmente desfazer do artefato que lhe foi útil. Diferentemente do suíno, alguns seres humanos descartam seus resquícios de modo nada sociável e nas mais variadas situações e ambientes em que vivem, servindo a estes então a colocação dispensada até então aos “porcos”.    E em nossa Cidade não precisamos ir muito longe para ver situações que nos remetem ao dito popular, atribuindo este comportamento principalmente aos nossos jovens que fumam, comem e bebem em vias públicas e mesmo estando diante de lixeiras, preferem colocar seus detritos nas calçadas e nas vias públicas. Por vezes, até mesmo ali fazem suas necessidades fisio

A dívida da prostituta

2 de novembro às 20:12 A DÍVIDA DA PROSTITUTA. Em uma pequena cidade turística, caiu uma chuva torrencial por vários dias, deixando a cidade praticamente deserta. Há tempo que a crise  vinha assolando este lugar ... Todos tinham dívidas e viviam à base de créditos. Por sorte, chegou um milionário com muito dinheiro, entrou no pequeno hotel e pediu um quarto, colocando no balcão R$ 1.000,00. - A recepcionista foi mostrar os quartos para o homem escolher, enquanto o dono do hotel pegou o dinheiro e saiu correndo para pagar a sua divida com o açougueiro. - O açougueiro pegou o dinheiro e correu para pagar sua dívida com o criador dos animais. - O criador pegou o dinheiro e correu para pagar o Moinho, que fornecia alimento para os animais. - O dono do moinho pegou o dinheiro e correu para pagar sua dívida com a Prostituta. - A prostituta correu para pagar o dono do hotel, que ela utilizava para levar seus acompanhantes. Neste momento, o milionário voltou c

IPE saúde, uma vergonha

  O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS do atual governador, Sr. Eduardo Leite é uma vergonha. Não encontro, por mais que eu queira encontrar outro adjetivo para avaliar o que se tornou um Instituto que deveria cuidar da saúde de quem atende ao público do nosso Rio Grande do Sul. A péssima ideia desta administração vai levar a falência o IPE e já está levando muitos servidores a loucura (literalmente… suicídios inclusive, o que não é de hoje) por ter que retirar familiares do plano e remetê-los ao já igualmente sucateado SUS ou não poder comprar seu sustento e seus remédios do dia a dia, justamente por não suportar mais os descontos lançados em seus contracheques e sem uma reposição salarial. Vejam que neste “Projeto demoníaco”, paga mais quem ganha menos e paga menos quem ganha mais e que alcança os servidores mais perseguidos do atual governo, dentre eles, os professores, policiais militares, civis e penitenciários, que “imaginem, não tiveram nem mesmo a r